Busca rápida    

OPTOMA ZD-101

Óculos 3D para utilização com projetores 3D

Preço sob consulta

 

Qualquer imagem é percebida pelo olho humano em três dimensões compostas a partir da altura e da largura. O papel dos óculos 3D é alterar o ângulo de cada uma destas dimensões. O efeito induz o cérebro a criar uma ilusão de profundidade, potencializando a distância entre ambos, o que resulta no já conhecido efeito 3D.

Esse fenômeno é conhecido como estereoscopia e pode ser experimentado, com muitas limitações, mesmo a olho nu. Porém, a experiência vale apenas como curiosidade já que muito provavelmente ninguém aguentaria ficar quase duas horas forçando as vistas dessa maneira.

Os óculos 3D vieram pra otimizar esse efeito de profundidade, de forma confortável. Agora é só aproveitar esse recurso e se divertir vendo as imagens em três dimensões. Escolha as opções compatíves com o seu aparelho de TV ou projetor. 

Óculos 3D são compatíveis com qualquer TV 3D?

A questão dos óculos das TVs 3D é bem complexa. Se a resposta fosse baseada apenas nos requisitos tecnológicos, a melhor resposta à pergunta seria: não, não é possível usar óculos 3D em uma TV 3D de qualquer marca. Você pode assistir ao conteúdo 3D apenas utilizando o modelo de óculos que acompanha sua TV, ou ainda o modelo de televisor indicado no manual.

A compatibilidade dos óculos 3D para uma determinada TV se deve às tecnologias de óculos utilizadas para gerar imagens 3D. A primeira tecnologia é a dos óculos ativos. Na prática, os óculos ativos funcionam como dois mini-displays de LCD que piscam a uma velocidade altíssima, alternando imagens entre o olho esquerdo e o olho direito. Ao fazer isso, e aproveitando da velocidade de nosso cérebro em processar imagens, criam um efeito de tridimensionalidade.

É aqui que o mito da compatibilidade cai por terra, uma vez que só no campo dos óculos 3D ativos temos dois processos de transmissão de imagem. A marca Samsung, por exemplo, utiliza a tecnologia Bluetooth e os demais raios infravermelhos. Sendo assim, a compatibilidade entre TVs 3D que utilizam processos de transmissão diferentes fica absolutamente descartada.

A segunda tecnologia está presente nos óculos 3D passivos, em que temos a questão da polarização das lentes que varia sensivelmente entre fabricantes. Tanto para os óculos passivos quanto para os óculos ativos, vale lembrar que, mesmo sendo do mesmo fabricante, isso não quer dizer que os óculos 3D serão compatíveis com uma TV 3D de marca igual.

Outro ponto que merece ser destacado é o fato de já existir no mercado modelos de TVs 3D que são compatíveis com uma série de óculos. Na hora de assistir às programações em três dimensões, e não ter erro na compatibilidade com os óculos 3D, a melhor indicação é seguir as regras do fabricante, contidas no manual.

Para aproveitar a tecnologia 3D

Se você optar por óculos 3D ativo, é bom lembrar que esse modelo precisa de alimentação, ou seja: precisa de uma bateria recarregável ou bateria convencional. Quando comparado com os óculos 3D passivo, os óculos 3D ativo são mais pesados. Sendo assim, ao usar durante um longo período, os óculos 3D passivo podem ser mais confortáveis.

Vale lembrar, contudo, que os óculos ativos podem alcançar resoluções melhores que os passivos, até por isso, normalmente são mais caros para serem comprados avulso.

Alguns modelos de TVs 3D necessitam que você esteja a uma distância e a um ângulo ideais. Com isso, você garante maior qualidade na imagem e na profundidade da programação.

ESPECIFICAÇÕES DO FABRICANTE:

Os óculos 3D ZD-101 da Optoma suportam resoluções de XGA, WXGA e 720p a uma taxa de contraste de 1000:1. 

E além de usá-los para assistir a filmes 3D, eles também são ótimos para jogar jogos 3D.

Os óculos com obturador ativo não exigem um emissor no projetor. O projetor exibe 120 quadros por segundo - 60 quadros para o seu olho esquerdo alternando com 60 quadros para o seu olho direito. 

Esses "obturadores" no lado esquerdo ficam pretos por 60 avos de um segundo em que a imagem do olho direito estiver sendo projetada e vice versa. Pelo fato da troca ser tão rápida, o seu cérebro vê os dois conjuntos de imagens como uma única imagem 3D.

Os óculos são operados por bateria e duas baterias CR2032 tipo moeda (incluídas) duram em torno de 70 horas em uso normal. 

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

  • Para projetores 3D Optoma DLP
  • Suporta resoluções XGA, WXGA e 720p
  • Taxa de contraste de 1000:1
  • Obturadores ativos 3D Experience sem tremido
  • Distância efetiva de uso de 50 pés (15m)
  • Baterias (2 CR2032) incluídas
  • Até 70 horas de uso contínuo

ÍTENS INCLUÍDOS:

  • Optoma Technology ZD-101 - Óculos 3D DLP Link
  • 2 x Baterias CR2032
  • 3 x Apoios de nariz intercambiáveis (pequeno, médio e grande)
  • Manual do usuário (em inglês)

 

  • Dados técnicos
 
Av. Professor Mário Werneck, 2900 - Sala 208 / Shopping Buritis - Belo Horizonte - MG / CEP 30.575-180     Fale com Puyu: 31-3542.2812